Veranico ou novas ondas de frio em SC? Meteorologistas falam de agosto

agosto

Depois de um início de inverno intenso, com recordes de temperaturas mínimas e ocorrência de neve em duas situações em Santa Catarina, a tendência é de um mês de agosto mais “tranquilo”.

A previsão indica duas massas de ar frio no período, mas de acordo com o meteorologista Piter Scheuer, não terão grande intensidade. O calor de até 30°C previsto para este fim de semana também não indica algo excepcional para o mês, já que deve ser um fato pontual.

“O que a previsão está indicando é um agosto abaixo da média climatológica. Vamos ter a transição de pelo menos duas massas de ar frias, que trazem poucos índices pluviométricos, ou seja, chuvas que devem ficar entre os 5 mm e 10 mm”, explica Scheuer.

O meteorologista destaca, ainda, o fenômeno La Niña, que resfria as águas do oceano, como um influenciador na falta de chuvas.

 

Massas de ar frio

A primeira onda de frio do mês já tem data para ocorrer: entre os dias 11, 12 e 13. “Mas tudo indica que será de fraca a moderada. Nada significativo, no máximo geadas nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Serra”, adianta Scheuer. A segunda, no entanto, ainda não tem um período preciso.

O meteorologista da Epagri/Ciram Marcelo Martins também destaca que até o dia 15 de agosto as temperaturas devem ser amenas, não tão frias quanto as mais fortes já registradas neste ano.

Fim de semana com 30°C pode indicar veranico?

Antes do frio intenso voltar, uma massa de ar quente atinge Santa Catarina neste fim de semana, com “temperaturas bem mais altas”, indica Martins.

O calor pode chegar aos 30°C, informa Piter Scheuer. “Essa massa de ar quente deve favorecer temperaturas próximas dos 28°C a 30°C no Oeste, Meio-Oeste e Litoral Sul. Nas outras áreas deve ficar até 25°C, e na Serra não deve passar dos 20°C”.

No entanto, é consenso entre os especialistas que essas temperaturas elevadas fora de época não devem representar um veranico em agosto, e sim um fato pontual.

 

Pouca chuva

Santa Catarina deve registrar chuvas abaixo da média climatológica. Conforme Piter Scheuer, a média para o mês de agosto é de 130 mm até 180 mm nas regiões do Oeste, Meio-Oeste e Planalto. Assim como entre 120 mm e 150 mm nas regiões do Vale do Itajaí e Litoral catarinense.

A umidade relativa do ar deve permanecer abaixo de 40% quando a massa de ar seco predomina no Estado.

Por conta disso, é necessário cuidados, como evitar praticar atividades físicas ao ar livre, principalmente durante o dia, usar hidratante de pele e tomar bastante água.

Informações por ND+