45% é a quantidade de lixo rejeito que chega para a reciclagem em Itapema

lixo

Abre a embalagem, consome o produto, joga a embalagem na lixeira, põe o saco de lixo na lixeira da rua e fim. Não, este não é o fim. Todo lixo descartado ainda será recolhido, e se descartado da forma correta o lixo reciclável é encaminhado para a Cooperitapema onde serão separados e encaminhados para a reciclagem.

Parece um caminho até simples e fácil, e até seria mais simples se não fosse o fato de 45% do material que chega na Cooperitapema como lixo reciclável ser rejeito.

O descarte incorreto do lixo gera retrabalho não apenas para a cooperativa, mas também para o recolhimento do lixo rejeito. Uma casca de banana descartada junto com uma garrafa pet por exemplo, é encaminhada para a Cooperitapema como lixo reciclável, chegando lá a garrafa pet é separada para encaminhar à reciclagem e a casca de banana precisa ser novamente descartada pela cooperativa e recolhida novamente, só então será encaminhada ao seu destino correto que é o aterro sanitário.

Todo esse trabalho seria evitado pela simples separação correta do lixo em cada residência, e acomodação correta em cada lixeira sinalizada para a coleta seletiva.

No dia 17 de setembro o Instituto Araxá recebeu em sua sede as representantes da Cooperitapema Genilda e Nice, a conversa da tarde resultou em uma nova parceria entre as duas entidades somando esforços para gerar maior impacto social e ambiental.

Através desta parceria o projeto Sua Causa Nossa Causa do Instituto Araxá ofertará assessoramento para ações conjuntas de rede entre organizações da sociedade civil em torno do tema “sustentabilidade”, assessoria socioassistencial para os cooperados, assessoria de captação de recursos e elaboração de projetos e assessoria jurídica à Cooperitapema (entidade de usuários SUAS – Sistema único de Assistência Social).