Em busca de impactar diretamente na qualidade de vida da pessoas idosa de Itapema o Conselho Municipal do Idoso (COMID) realizou na manhã do dia 17 de setembro a reunião mensal, que segue de forma remota para debater e deliberar a respeito dos direitos da pessoa idosa em Itapema.
Foi aprovada na ocasião a resolução para inscrição junto ao conselho das OSC’s (Organizações da Sociedade Civil / ONG’s) que atuem com pessoas idosas, sendo aberto também à empresas e equipamentos/projetos governamentais. A abertura dessa inscrição servirá como levantamento das instituições públicas e privadas que atuam com pessoas idosas e que forma acontecem os projetos, e a partir deste levantamento possibilitar que o governo possa ter ações mais assertivas com este público especificamente.
A ausência do Fundo Municipal do Idoso no município também foi um assunto da pauta, uma vez que está previsto no Estatuto do Idoso, foi deliberado então o envio de ofício à Prefeitura, Câmara de Vereadores e Ministério Público, a fim de que se cumpra o estatuto e seja criado então o fundo. Estima-se que com a abertura do fundo já em 2021 e com o levantamento realizado a partir das inscrições no Conselho, sejam financiados os projetos das OSCs para a população idosa de Itapema.
Foi solicitado também o monitoramento e avaliação do relatório gerado a partir da Conferência Municipal do Idoso, ocorrida em 2019, onde foi aprovado pelos mais de 200 idosos participantes as proposições em favor dos idosos. Das mais de 40 proposições feitas, foi eleita como mais urgente e importante para o Conselho a realização do Diagnóstico da Realidade do Idoso em Itapema. A realização do diagnóstico servirá para nortear organizações e governo sobre as necessidades das pessoas idosas no município, sendo possível assim realizar ações nas reais prioridades.