Por: Redação | 07/10/2020

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou nesta terça-feira (06) o transporte de uma criança com lesões por queimadoras de São Miguel do Oeste para Florianópolis, com o avião Arcanjo-04.

O paciente apresentava lesões por queimaduras, com 40% da superfície corporal queimada e quadro clínico estável. Segundo informações, o garoto de sete anos se queimou após um acidente com rede de alta tensão.

Já com o paciente embarcado, a aeronave Arcanjo-04 seguiu para o aeródromo Hercílio Luz, em Florianópolis, local do qual foi transportado por via terrestre até o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, para tratamento.

O transporte aéreo representa importante meio de auxílio nos transportes inter-hospitalares / aeromédicos. Por meio dele é viável percorrer grandes distâncias em um espaço de tempo muito menor, em comparação com outros meios. Foram percorridos em torno de 500 quilômetros (aproximadamente 270 milhas náuticas) entre as cidades de São Miguel do Oeste e Florianópolis, em um total aproximado de duas horas de voo.

Fonte: Clic SC