Por: Ricardo Gebeluca | 1 mês atrás

A prefeitura de Balneário Piçarras, na Foz do Rio Itajaí, vai publicar um decreto nesta sexta-feira (29) suspendendo temporariamente as atividades da construção civil. O documento deve determinar também o toque de recolher na cidade no período da noite.

O objetivo é frear o avanço do novo coronavírus, que nos últimos 10 dias teve um aumento de casos na ordem de 206%. Enquanto em 19 de maio o número de pessoas com a doença era de 15, nesta quinta (28) chegou a 46.

De acordo com a prefeitura de Balneário Piçarras, 32% dos que receberam resultado positivo para Covid-19 estão diretamente ligados à construção civil, o que representa 15 dos 46 infectados. Além disso, outros 15 profissionais do setor foram testados e aguardam o resultado do exame. Por isso a decisão de suspender as atividades por 15 dias, a contar de 1º de junho.

“Na construção civil é onde está a maioria dos casos de Balneário Piçarras nos últimos dias. Precisamos estancar essa ferida e fazer com que todos os trabalhadores ligados à área cumpram com a quarentena em isolamento social”, pontuou a secretária municipal de Saúde Regiane Basso.

Toque de recolher

O decreto previsto para publicação nesta sexta-feira (29) vai determinar também o toque de recolher das 22h às 6h. A medida começa a valer a partir de sábado (30), com duração de 30 dias, possibilitando a permanência de apenas farmácias, postos de combustíveis e mercados sem consumo no local. Os deliverys ficam liberados da medida.

“O toque de recolher servirá como um sinal de alerta para a população. A fiscalização atuará com medidas orientativas em primeiro momento e, depois, com a cassação de alvará de estabelecimento que não cumprir com a medida”, enfatizou coordenadora da Defesa Civil Carla Krug.

Outras medidas e os números

O Comitê de Crise de Prevenção e Combate ao Coronavírus em Balneário Piçarras avalia outras medidas. Entre elas a compra de um volume significativo de testes rápidos e a criação de novos protocolos de atendimento ao público em geral.

Confira abaixo os números mais recentes em relação à Covid-19 na cidade:

  • 46 casos confirmados
  • 232 casos coletados
  • 168 casos descartados
  • 18 casos em análise
  • 65 casos monitorados
  • 12 casos de alta