Cidades de SC tiveram ventos de até 111km/h e chuvas de 256 mm com estragos

Cidades de Santa Catarina registraram ventos de até 111 km/h e chuvas de 256 mm nas últimas 48 horas. Nesta quarta-feira (10), o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar) registrou 93 ocorrências relacionadas ao ciclone extratropical, especificamente no Litoral catarinense.

Até às 11h desta quarta, a corporação registrou sete desabrigados, cinco desalojados e quatro pessoas que precisaram de atendimento.

Foram registrados 256 mm em Schroeder e 228 mm em Florianópolis nas últimas 48 horas. Em Urupema, na Serra, os ventos chegaram a 111 km/h; em Florianópolis, as rajadas chegaram a 62 km/h.

As outras forças-tarefa do Litoral estão em sobreaviso, exceto a FT 07, do Batalhão do CBMSC em Itajaí, que já está em prontidão, ou seja, os militares estão prontos no quartel para ativação a qualquer momento.

Previsão para esta noite

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alertas com grau de “grande perigo” para chuvas intensas e ventos costeiros em Santa Catarina. Os alertas valem até a meia-noite desta quarta-feira (10).

De acordo com o Instituto, as chuvas chegam a mais de 60 mm/h ou podem ultrapassar 100 mm/dia. Os ventos são superiores a 100 km/h.

Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e transtornos no transporte rodoviário, segundo o Inmet.

A chuva deve atingir as regiões de Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte Catarinense, Litoral Sul Paulista e Metropolitana de Curitiba. Já os ventos afetam as regiões da Grande Florianópolis, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Vale do Itajaí, Serrana.