Cinco caminhões da Comcap voltam a coletar lixo em Florianópolis

Comcap

Com o retorno ao trabalho de alguns servidores que estavam em greve, cinco caminhões da Comcap (Companhia de Melhoramentos da Capital) voltaram a operar nesta terça-feira (15), segundo a Prefeitura de Florianópolis.

Dentre os trabalhadores que abandonaram a paralisação estão motoristas e coletores. O movimento chegou ao sétimo dia: servidores da Saúde, Educação, entre outros serviços, também participam. Em assembleia realizada nesta segunda-feira (14), foi decidido pela continuidade.

Segundo a prefeitura da Capital, um dos veículos teve o pneu furado enquanto realizava o serviço no bairro João Paulo. O caminhoneiro teria sofrido pressão por ter abandonado a greve.

“A suspeita é de que a ação de vandalismo tenha sido realizada por integrantes do sindicato que não aceitaram a retomada às atividades”, informou a prefeitura. A greve é organizada pela Comcap e Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis).

A Guarda Municipal de Florianópolis foi acionada pelo motorista e acompanhou o caminhão até o pátio da Comcap. De acordo com a Prefeitura, foram entregues para a Polícia Civil informações que levam à identificação do autor.

Sétimo dia de paralisações

Uma nova assembleia para definir o futuro do movimento será realizada nesta quarta-feira (16). Na manhã desta terça, as paralisações atingiam cerca de 38 unidades da saúda da Capital, que realizavam atendimento parcial.

Trabalhadores de diferentes categorias reivindicam o cumprimento dos acordos coletivos e melhora nas condições de trabalho. Eles também são contrários à privatização dos serviços municipais.

Por nd+ / Foto:  Leo Munhoz