Criança é atingida por uma bala de borracha em Itapema

Segundo informações, repassadas, pela avó da criança, seu neto havia saído para comprar pão, quando viu que a polícia havia atirado em um marginal, parou com sua bicicleta para ver, ainda segundo relatos da avó, nesse momento o policial pediu para que seu neto se afastasse, ele não fez, nesse momento o PM fez o disparo, atingindo a criança, na perna com uma bala de borracha.

Por Ricardo Gebeluca

Contraponto:

Durante a ocorrência, os policiais tiveram todo cuidado de resguardar a própria segurança e a da população, apenas após ser ameaçado pelo marginal, com uma pistola 9mm, de uso exclusivo das forças armadas, o PM efetuou dois disparas, que atingiram o meliante. Em relação a bala de borracha que segundo relatos, teria atingido a criança, isso não aconteceu. Quando populares investiram contra a guarnição, o agente de segurança efetuou um disparo de elastômero (bala de borracha) contra os manifestantes, como a técnica prevê disparos abaixo da linha do tórax, o que pode ter acontecido – e não esta descartada essa hipótese – é que pode ter sim, ricocheteado o disparo e atingido o menino. Analisando a foto onde aparece o ferimento nota- se que é um ferimento leve. Se o disparo fosse efetuado da forma que a avó falou (curta distância e direto na perna) o ferimento seria bem mais grave. De qualquer forma um inquérito policial militar será instaurado pela Corregedoria da PM para apurar responsabilidades.
*Dica de Segurança:*
Quando você presenciar a Polícia, fazendo uma perseguição, abordagem, prisão ou qualquer outra operação, se afaste, fique o mais longe possível. A PM tem técnicas para efetuar disparo, o marginal não, ele geralmente atira para todo lado, colocando em risco a segurança de curiosos.
Capitão Rodrigues
Comandante da PM de Itapema