Mais de 103 mil pessoas estão com reforço da vacina contra Covid-19 atrasada em Florianópolis

Florianópolis

Em plena alta de casos de Covid-19 em Santa Catarina, Florianópolis possui mais de 130 mil pessoas estão com a vacinação contra Covid-19 atrasada. Destas, 103 mil estão prontas para receber a dose de reforço contra o coronavírus, mas estão com a imunização em atraso. Além delas, cerca de 27 mil pessoas estão com o esquema inicial incompleto, já que estão com a 2ª  dose em atraso.

A baixa procura para completar o esquema vacinal preocupa a Prefeitura da Capital, pois as doses que estão em estoque podem vencer sem serem aplicadas. Nesse caso, os imunizantes precisarão ser descartados se não forem utilizados.

“A Prefeitura sempre teve a responsabilidade de guardar uma dose para cada cidadão e garantir o esquema vacinal completo de todos. Se a pessoa não for tomar a vacina, essa dose tem que ser usada ou irá passar da validade”, reforça o secretário de Saúde de Florianópolis, Carlos Alberto Justo da Silva.

Por isso, as pessoas que tomaram a vacina das farmacêuticas Astrazeneca ou Pfizer e estão com doses vencidas há mais de dois meses devem comparecer aos pontos de vacinação. Aquelas que não receberem o imunizante até dia 18 de fevereiro podem não ter dose disponível após a data.

“Se tiver vacina, a Prefeitura vai aplicar em todos. Mas pode não ter, pois teremos outras pessoas recebendo no prazo correto e com doses reservadas. Tudo vai depender da disponibilidade das doses”, justifica o secretário.

Diante disso, a Prefeitura alerta a população para que fique atenta aos prazos para completar o esquema vacinal. O intervalo obrigatório entre a primeira (D1) e a segunda dose (D2) são de 28 dias para a vacina Coronavac, 12 semanas para Astrazeneca e 8 semanas para Pfizer.

As doses de reforço são disponibilizadas após quatro meses da aplicação da D2. Nesta quinta-feira (3), a vacinação com a 3ª dose está à disposição daqueles com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 4 de outubro de 2021.

Em Florianópolis, mais de 455 mil pessoas já receberam a 2ª dose. O reforço foi aplicado em cerca de 179 mil pessoas, o que representa 44,03% da população da Capital.

A imunização completa contra a Covid-19, proposta pelos fabricantes de vacina e aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), só acontece após a segunda dose e o reforço. Além de garantir a segurança individual do cidadão, também contribui para uma melhora no cenário epidemiológico.

O secretário de Florianópolis argumenta que “com a vacinação, o vírus continua sendo transmitido mas em menor escala. As pesquisas mostram que, com a dose de reforço, as chances de não ter complicações da doença são de mais de 95%, o que é fundamental para garantir a segurança da população”.

Confira onde se vacinar nesta sexta-feira (4):

  • Centro de Saúde Coloninha (exclusivo para adolescentes e adultos, das 8h às 16h).
  • Van da vacinação em frente à EBM Donicia Maria Costa no Saco Grande (exclusivos para adolescentes e adultos, das 9h às 16h);
  • Antigo Aeroporto (exclusivo para adolescentes e adultos, das 9h às 16h);
  • Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira (exclusivo para adolescentes e adultos, das 9h às 16h);
  • Centro de Eventos da UFSC (exclusivo para adolescentes e adultos, das 9h às 16h).
  • Sead/Centro (exclusivo para crianças, das 9h às 16h);
  • Ponto fixo na Secretaria do Continente (exclusivo para crianças, das 9h às 16h).
Informações nd+