A Unimed Litoral alerta que devido ao progressivo abandono do isolamento social, os idosos e outras pessoas em grupo de risco devem redobrar os cuidados, pois as chances de contaminação pelo novo coronavírus serão crescentes.
As pessoas em grupo de risco só podem sair às ruas de máscara, não devem ficar em locais públicos fechados mais do que o curto tempo necessário e precisam higienizar as mãos com álcool-gel ao entrar e sair desses locais.
Ao voltar para casa, é necessário deixar os sapatos do lado de fora, lavar bem as mãos com água e sabão, tomar banho e trocar de roupa.
“A retomada acelera uma segunda onda da doença em alguns locais do país, já estamos com quase 30 óbitos na região, então é necessário que as pessoas em grupo de risco se protejam até que tenhamos uma vacina” destacou o presidente da Unimed Litoral, Dr. Umberto João d´Avila.
Ele sugere que os idosos formem grupos pequenos com outros que se protegem rotineiramente, o que não pode ocorrer é a convivência generalizada, com desconhecidos ou pessoas que não tomam cuidados rígidos contra a covid-19.
O médico destaca que o feriadão, iniciando nesta quinta-feira, marca um período especialmente perigoso, devido à maior circulação de pessoas entre cidades.
“A pandemia no Brasil está acelerada, o turista nos visita e nem sabe que está doente, pode contaminar pessoas daqui e os sintomas demoram até duas semanas para aparecer, então todo cuidado é pouco”, finalizou o presidente da Unimed Litoral.