Homem é atingido por muro e morre durante temporal em SC

temporal

O forte temporal que atingiu o Vale do Itajaí na noite desta terça-feira (23) causou estragos e deixou uma pessoa morta. Chuvas fortes e rajadas de vento intenso foram registradas em várias cidades deixando mais de 70 mil unidades consumidoras sem energia elétrica.

Em Blumenau um homem morreu após o muro de um conjunto residencial cair sobre ele. O caso aconteceu na rua Romário Badia, no bairro Itoupava Norte. O Instituto Médico Legal foi acionado para fazer o recolhimento do corpo. A vítima ainda não foi identificada.

O mesmo muro atingiu um carro que passava pelo local. Duas pessoas estavam dentro do veículo no momento da queda. Eles tiveram ferimentos leves e foram liberados no local. A via foi bloqueada pelo Corpo de Bombeiros já que o muro ainda apresenta risco de queda.

Ainda em Blumenau, outro homem foi atingido por um muro. O caso aconteceu na via Expressa, também no bairro Itoupava Norte. A vítima recebeu atendimento médico e foi encaminhada ao Hospital Santa Isabel

O Corpo de Bombeiros informou que oito árvores caíram na cidade durante o temporal. O serviço de remoção será realizado ao longo das próximas horas.

Mais de 70 mil unidades sem luz

De acordo com o sistema da Celesc, que monitora a situação em tempo real do fornecimento de energia elétrica em Santa Catarina, às 19h, mais de 62 mil unidades consumidoras estavam com o fornecimento interrompido.

Apenas em Blumenau, mais de 42 mil imóveis ficaram sem energia elétrica. Em Indaial esse número ultrapassou a marca de 17 mil. Um vídeo gravado por uma moradora mostra a força do temporal.

Segundo a Defesa Civil de Blumenau, o primeiro alerta para risco de temporal foi emitido por volta das 17h25. Às 18h45, o AlertaBlu (Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau) emitiu uma alerta para a possibilidade de chuva intensa com temporais, rajadas fortes e momentâneas de vento e risco de alagamentos pontuais.

Mais tarde, por volta das 19h18, um novo alerta foi publicado informando que as áreas de instabilidade estavam se afastando em direção ao litoral, diminuindo a condição para chuva no município. No entanto, o tempo se mantém instável e a chuva ocorre acompanhada por trovoadas.

Em caso de ocorrência a população deve ligar para a Defesa Civil, através do número 199, ou para o Corpo de Bombeiros pelo número 193.