
Uma megaoperação foi deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) na manhã desta quarta-feira (13) em 11 cidades de Santa Catarina. O objetivo foi desarticular as ações de uma organização criminosa responsável por furtar carros de luxo no Estado.
A operação, batizada de 60 segundos, envolveu mais de 360 agentes da Polícias Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, com apoio da Polícia Científica. Ao todo, estão sendo cumpridos 26 mandados de prisão e mais 60 mandados de busca e apreensão em cidades do Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis.
O procedimento investigatório criminal foi instaurado pela 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Blumenau.
As prisões, buscas e apreensões acontecem nas seguintes cidades:
- Blumenau
- Barra Velha
- Penha
- Ilhota
- Balneário Camboriú
- São José
- Palhoça
- Florianópolis
- Santo Amaro da Imperatriz
- Águas Mornas
- Otacílio Costa
A investigação
Os fatos são investigados em um procedimento investigatório criminal. O objetivo é desarticular uma suposta organização criminosa, responsável por furtos de automóveis de luxo e também crimes como receptação e adulteração de placa.
O nome da operação “60 Segundos” é uma alusão ao apelido de um dos investigados na operação. Ele é conhecido como “60 segundos”, pois consegue furtar um carro neste período de tempo. A operação também faz alusão ao ladrão de veículos retratado no filme 60 segundos.
Informações nd+