Mergulhador suspeito de esconder drogas em navios é preso pela Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) prendeu preventivamente, durante operação contra o tráfico internacional de drogas no Porto de Rio Grande na manhã desta quarta-feira (10), um mergulhador suspeito de ser o responsável por armazenar drogas em navios e retirá-las das embarcações atracadas em terminais portuários brasileiros e no exterior. Ele foi preso em um aeroporto de São Paulo antes de embarcar para a África do Sul e deve ser encaminhado para uma penitenciária.

De acordo com a PF, são cumpridos três mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão em Rio Grande, no Sul do RS, e em cidades de Santa Catarina, Espírito Santo e São Paulo. A PF ainda não divulgou o que foi apreendido.

A PF apreendeu veículos, equipamentos de mergulho e mais de R$ 267 mil em dinheiro na casa do mergulhador em Vitória (ES).

A ação é resultado de uma investigação que começou em 29 de março, quando a PF e a Marinha do Brasil apreenderam, no porto de Rio Grande, 206 quilos de cocaína que estavam armazenados no casco de um navio que tinha como destino o porto de Setúbal, em Portugal. Em cada embalagem com droga estava um rastreador.

A PF explica que a droga foi escondida em uma das caixas de mar do navio. “Caixa de mar” é uma abertura no casco usada para liberar a entrada de água na embarcação.

O mergulhador profissional preso teria como função na organização criminosa armazenar a droga nos navios atracados em terminais portuários brasileiros, assim como retirá-la das caixas de mar, por meio de atividade de mergulho no exterior.