Por: Ricardo Gebeluca | 1 mês atrás

A Polícia Civil faz buscas em seis cidades de Santa Catarina e em outras três do Paraná na manhã desta sexta-feira (17). A operação, intitulada Lavanderia, faz parte de uma investigação que apura a criação de uma empresa fantasma utilizada para lavagem de dinheiro de uma organização criminosa.

Ao todo, estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em Florianópolis, Palhoça, Gaspar, Blumenau, Chapecó e Joinville. A operação também conta com o apoio da Polícia Civil paranaense, que cumpre as ordens judiciais em Curitiba, Fazenda Rio Grande e Londrina.

Ao menos R$ 7,2 milhões teriam sido movimentados no período de um mês, de acordo com o levantamento feito pelos investigadores. Imagens divulgadas pela polícia mostram que foram apreendidos dinheiro, documentos e celulares durante a ação. Até as 9h, não havia sido divulgado o balanço oficial da operação.

Polícia faz buscas em SC e no PR em operação contra esquema de lavagem de dinheiro — Foto: Thomas Braga/NSC TV

Investigação

Vinte e uma pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa foram indiciadas pela Polícia Civil. De acordo com o delegado Antônio Seixas Joca, da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), a polícia obteve indícios de lavagem de dinheiro por uma liderança do grupo.

Além dos mandados de busca, também foi solicitada a quebra do sigilo bancário e fiscal e o bloqueio de contas.