Polêmica marca licitação do Centro de Eventos de BC com consórcio de empresas

Polêmica

A concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú está gerando polêmicas. Desta vez, na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), onde houve denúncias de que sócios do Consórcio BC Events, única empresa interessada na concessão, estariam envolvidos com políticos catarinenses.

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) foi quem levantou as polêmicas envolvendo a concessão do Centro de Eventos. Segundo ele, os sócios da Insight Engenharia e Consultoria, os ex-vereadores de Blumenau, Fábio Allan Fiedler e Robinsom Fernando Soares, estariam envolvidos diretamente com a criação da TPA de Bombinhas.

Denúncias

Ainda segundo Naatz, Fiedler, inclusive, “é secretário parlamentar lotado no gabinete da deputada estadual Paulinha (Ana Paula Silva, do PDT)”. A TPA foi implantada na gestão de Paulinha como prefeita de Bombinhas. O nome dele consta no portal da transparência da Alesc como cargo comissionado da deputada Paulinha.

Segundo o deputado, a empresa habilitada “não tem expertise, não tem capacidade financeira, uma empresa de Blumenau, tocada por políticos, […] cuja única expertise é administrar a TPA de Bombinhas”, disse ao ND+.

Mas, a reportagem entrou em contato com a prefeitura de Bombinhas, que afirma que a Insight não tem ligação nenhuma com a TPA de Bombinhas, nem na gestão, nem no uso da tecnologia.

 

 

No site da Insight, Bombinhas é citada como um modelo de TPA, assim como Governador Celso Ramos. De acordo com o site, a empresa atua “na modulacão, implantação e gestão de projetos de preservação ambiental com a contrapartida do usuário”.

Além disso, Naatz alega que o consórcio não tem expertise na área de eventos. No entanto, um dos braços da BC Eventos é administradora da Arena Petry, que já recebeu atrações como a banda Scorpions, Racionais MC’s, Chitãozinho & Xororó, Anitta, Zezé di Camargo & Luciano e o rei Roberto Carlos.

A reportagem tentou contato com o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira (Podemos) para repercutir a licitação, mas não obteve retorno.

Concessão

A habilitação do consórcio será confirmada pela Comissão Especial de Licitação após a análise da documentação. Caso corra tudo conforme o previsto, o consórcio deve ser habilitado nesta quarta e, depois, a proposta enviada será analisada.

O consórcio BC Events foi o único interessado na concessão do Centro de Eventos. É formado por duas empresas, a Insight Engenharia e Consultoria e a Quality Empresarial.

Insight Engenharia

A empresa tem sede em Blumenau, no Vale do Itajaí, e é gerida por dois ex-vereadores da cidade, Fábio Allan Fiedler e Robinsom Fernando Soares.

Um dos serviços ofertados pela empresa é, inclusive, a modelagem de concessões e PPP (Parcerias Público-Privadas).

A Insight venceu recentemente a licitação para explorar a Praça Victor Konder, em frente à prefeitura de Blumenau.

Quality Empresarial

A Quality Empresarial integra o Grupo Petry, que administra duas marcas conhecidas em Santa Catarina, a Arena Petry e o Hard Rock Café Florianópolis. A Arena Petry é o maior centro multiuso do Estado, e já recebeu eventos de repercussão nacional e internacional.

A Quality é registrada no nome de Meiriele Souza Cardoso. Já o Grupo Petry é gerido pelos irmãos Sandro Petry, Roberto Petry, Patrícia Petry e Mariane Petry e a mãe, Sandra Maria Petry.

Centro de Eventos

A licitação já deveria ter acontecido em abril de 2020, mas foi pausada após decisão do governo do Estado pela pandemia de Covid-19. O processo foi retomado em 14 de setembro do ano passado, mas como nenhuma empresa se interessou em gerir a estrutura, o processo foi adiado para este ano.

A estrutura do Centro de Eventos tem 33 mil metros quadrados de área construída, com três pavilhões de exposição e capacidade para receber até 15,9 mil pessoas. Conta também com salas para convenções, área para lojas, quiosques, praça de alimentação e estacionamento para 875 automóveis.

Contrapontos

A deputada Paulinha foi procurada pela reportagem do ND+ para se manifestar sobre o assunto. No entanto, não houve retorno até por volta das 22h desta quarta-feira (19).

Assim como a Insight Engenharia e Consultoria também foi procurada, mas não houve retorno.

Fonte: ND+