Por: Ricardo Gebeluca | 19/11/2021

Para facilitar o acesso à vacinação contra o coronavírus e seguindo as determinações do Governo Federal, o Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica realiza neste sábado (20) o Dia D para imunização. Estarão sendo vacinadas com primeira dose todas as pessoas com 12 anos ou mais, segunda dose para aqueles que completaram o prazo exigido e dose de reforço para todas as pessoas com 18 anos ou mais, que receberam a segunda dose da vacina há pelo menos cinco meses.

A campanha terá uma mobilização nacional para reforçar a importância da população completar o ciclo vacinal, ou seja, tomar as duas doses e a dose de reforço, mesmo após o prazo recomendado pelos fabricantes das vacinas. A ação acontece na Vigilância Epidemiológica do Município de Porto Belo, das 8h às 17h.

A secretária de Saúde Jainara Nordio destaca que os Municípios têm autonomia para realizar ações de vacinação, mas que a região estará unida para o Dia D. “Foi deliberado junto com o Estado que proporcionaríamos um maior engajamento das pessoas para a vacinação. Foi definido que os Municípios têm a liberdade de fazer as suas estratégias, mas que Sábado seria realizado o Dia D. Foi escolhido o sábado para que as pessoas que trabalham nos dias de semana possam tomar a sua vacina e também para os adolescentes, que devem ir acompanhados de um adulto. Pedimos que as pessoas não deixem de vacinar, estamos conseguindo vencer a pandemia e é importantíssimo que mantenhamos a imunização. É de conhecimento científico e público que as pessoas vacinadas não estão desenvolvendo a forma grave da doença, então, contamos com a colaboração de todos, para que não deixem de tomar a vacina. É somente desta forma que nós vamos vencer a covid 19” – destaca a secretária.

Para tomar a vacina no Dia D não é necessário agendamento. Quem deseja adiantar a segunda dose, é importante respeitar o prazo de 60 dias para quem aplicou pfizer e 70 dias para quem aplicou astrazeneca.

A Vigilância Epidemiológica está localizada na Avenida Colombo Machado Sales, Nº 780, no bairro Jardim Dourado.