Santa Catarina terá ações de combate ao Aedes Aegypti neste sábado

    Para estimular o combate ao mosquito da dengue em Santa Catarina, o Estado enviou as orientações para o Dia Estadual de Mobilização contra o Aedes Aegypti. O movimento acontece no sábado (20) e quer estimular a população a eliminar os locais com água parada.

    “Todos os anos o Estado se prepara para essa data, que marca o início do período de maior risco de transmissão das doenças transmitidas pelo vetor: dengue, zika vírus e chikungunya”, conta a gerente de zoonoses da Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC), Ivânia Folster.

    Cada município de Santa Catarina é orientado a organizar ações de combate. “É importante que a data sirva de alerta para a população ficar atenta, visto que as ações precisam ser realizadas de forma rotineira ao longo de todo ano”, reforça o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.

    Focos do Aedes Aegypti aumentam em SC

    Santa Catarina enfrenta o aumento nos focos do Aedes Aegypti em 2021, quando comparado ao ano passado. Entre os meses de janeiro a novembro, foi registrado o aumento de 65,7%, segundo a Dive/SC.

    O boletim epidemiológico divulgado no dia 12 de novembro registra o total de 52.208 focos do mosquito ao longo do ano. Além disso, foram 18.948 casos confirmados de dengue e sete mortes.

    Os focos foram encontrados em 221 dos 295 municípios de Santa Catarina, ou seja, há focos em aproximadamente um terço do Estado (74,9%). Além disso, 118 destes municípios são considerados infestados e quatro enfrentam uma epidemia da dengue.