Santa Catarina recebeu 700 mil doses da vacina contra a gripe. A remessa, encaminhada pelo Ministério da Saúde, chegou neste sábado. Agora, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (Dive-SC) começa a distribuição aos municípios.
O montante representa cerca de 40% do total que deve ser enviado pelo Ministério para a campanha de imunização, que começa na próxima segunda-feira, dia 23 de abril. Fazem parte dos grupos prioritários cerca de 1,84 milhões de catarinenses, sendo que a meta a ser atingida é de 90%, ou seja, 1,65 milhões.
A campanha de imunização segue até dia 1° de junho. Os grupos prioritários são os mesmos da última campanha, como professores, crianças até cinco anos, idosos, gestantes, doentes crônicos e trabalhadores da saúde. O Dia D da 20ª Campanha Nacional será no dia 12 de maio, quando todos os postos de vacinação deverão permanecer abertos.
Grupos prioritários para vacinação: professores do ensino infantil, fundamental e médio de escolas públicas e privadas e do ensino superior público e privado; indivíduos com 60 anos ou mais; crianças entre 6 meses e 5 anos; gestantes; puérperas – até 45 dias após o parto; trabalhadores da saúde; povos indígenas; grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; e funcionários do sistema prisional.
Casos e morte em SC
Até o dia 11 de abril foram confirmados 17 casos de gripe, sendo que um deles evoluiu para óbito. A morte de um morador de Florianópolis, de 72 anos, foi causada pelo vírus influenza A, de subtipo H3N2 em janeiro deste ano. Dos 17 casos, 15 são do vírus A, sendo 11 do subtipo H3N2 e quatro de H1N1. Dois casos foram confirmados pelo vírus influenza B. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC).