Secretaria de educação de Camboriú serve 25 mil refeições por dia para alunos das escolas municipais

Camboriú oferece um cardápio diversificado e nutritivo aos mais de 12 mil alunos das escolas municipais e Centros de Educação Infantil (CEIs). A Secretaria de Educação serve, por dia, cerca de 25 mil refeições nas unidades de ensino. Frutas, legumes, verduras, carnes de boi, frango, ovos, cereais e laticínios compõem a alimentação escolar. A intenção do Município é fornecer um cardápio saudável, balanceado e adequado a cada faixa etária.

As escolas também oferecem alimentos especiais para alunos com restrições alimentares, como diabéticos, celíacos e intolerantes a lactose. Para essas crianças e adolescentes são servidos biscoitos, leite e macarrão sem glúten, sem açúcar e sem lactose. “A alimentação que oferecemos aos nossos alunos é, sem sobre de dúvidas, de excelente qualidade e a quantidade é suficiente. Nos preocupamos com o cardápio, pois levamos em consideração que em algumas situações é a principal refeição da criança”, explica a secretária de Educação, Alecxandra Vitorassi Rosa.

Aos alunos do Ensino Fundamental é servida uma refeição salgada diariamente, acompanhada com uma fruta da época, enquanto aos CEIs são oferecidas quatro refeições por dia – lanches da manhã e tarde, almoço e janta. Recentemente, a Secretaria incluiu no cardápio uma fórmula infantil em substituição ao leite de vaca para as crianças com até um ano de idade.

Em Camboriú, 53% dos alimentos vêm da agricultura familiar, o que atende a uma das normas do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – o programa exige no mínimo 30%. Os alimentos são comprados, selecionados e supervisionados pelas nutricionistas da Secretaria de Educação. “Acompanhamos da compra ao preparo. Nossas merendeiras são bem instruídas quanto à manipulação, higiene e desperdício”, comenta a nutricionista e responsável técnica, Cristina Sgnaolin.