Vereadores de Porto Belo entregaram à Fundação Pró-Rim uma moção em homenagem aos 20 anos de atividades

Na última semana, a Câmara Municipal, através dos vereadores Diogo Santos e Magno Muñoz (MDB), entregou à Fundação Pró-Rim uma moção em homenagem aos 20 anos de atividades da unidade de Balneário Camboriú daquela instituição, responsável pelo atendimento a pacientes renais crônicos do município de Porto Belo oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) e de instituições particulares.

O ato teve a participação de Lucas Bento dos Santos, 29 anos de idade, amigo de longa data dos vereadores, morador do Balneário Perequê e paciente da unidade de junho de 2021 até o final de 2022, quando passou por um transplante de rim. Diagnosticado com insuficiência renal após uma crise de anemia, Lucas lembra com gratidão do período em que esteve sob cuidados da equipe da fundação: “Lá eles cuidam de uma maneira que você se sente confortável, te explicam o tratamento, nos dias ruins eles te ajudam, sabe? Aprendi muito em um ano e meio lá, sobre os motivos da doença, como descobrir e tudo mais. Se não tivesse a equipe da Pró-Rim eu não estaria aqui hoje”, afirma.

A moção foi recebida pela responsável técnica da unidade, a médica nefrologista Isadora Felski da Silva. Ela estava acompanhada da enfermeira nefrologista Silvia Cipriani.