Você já parou para pensar no Caminho do Lixo?

Você sabia que cada brasileiro gera, em média, 1 kg de lixo por dia? Isso fez com que, somente no ano passado, fossem descartadas 81,8 milhões de toneladas de resíduos no Brasil. Agora, você já parou para pensar para onde vai todo esse lixo? No país, mais de 3 mil lixões ainda estão ativos e quase 40% do lixo produzido continua sendo descartado nesses locais, de acordo com dados divulgados pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.

Diante desses dados, fica imprescindível o país contar com aterros sanitários controlados e com tecnologia de ponta para realizar toda a gestão dos resíduos. E para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto e como é realizado o caminho do lixo, a Veolia, empresa líder em soluções ambientais, lança um vídeo educativo sobre o tema.

Para acessar o conteúdo e saber o passo a passo do caminho do lixo, clique aqui. A campanha abrange todo o Brasil, mas nas unidades de atendimento ao usuário da Recicle by Veolia, incluindo Araquari, Brusque, Barra Velha, Penha, Balneário Piçarras e Navegantes, a população terá acesso ao vídeo por meio de um QR CODE, apresentado pelo mascote Veolito, que representa o coletor, personagem principal do “Caminho do Lixo”.

Com recursos de animação e uma linguagem didática, o vídeo é uma ferramenta de educação ambiental, pois conscientiza sobre a jornada dos resíduos e os cuidados para separar e destinar corretamente os materiais perfurocortantes, como cacos de vidro, agulhas e palitos de churrasco. “Para que os coletores não se machuquem, pedimos para que as pessoas embrulhem esses materiais em jornais, ou acondicionem em garrafas pets, antes de colocá-los em sacos de lixo”, explica o diretor regional em Gestão de Resíduos e Limpeza Urbana da Veolia na Região Sul, Hanokh Yamagishi.

Etapas do tratamento dos resíduos

No vídeo, é possível entender as três etapas do caminho do lixo: separação em casa, transporte e tratamento dos resíduos.  Outro tema abordado é a cobrança da tarifa do lixo, regulamentada pelo pelo Governo Federal, por meio da Lei Federal Nº 14.026/2020, conhecida como Marco Legal do Saneamento Básico. “Os municípios que já adotaram a prática, estão na frente. Aqueles que ainda não implantaram a cobrança estão em atraso e terão que fazer, devido ao risco de incidirem em renúncia de receita”, ressalta Yamagishi.

Em Santa Catarina, o modelo é adotado em algumas cidades onde, por meio da Recicle by Veolia, o Grupo mantém contratos de concessão para a prestação dos serviços de coleta, transporte e destinação final de resíduos, como Brusque, Araquari, Barra Velha, Penha e Balneário Piçarras. O carnê da tarifa do lixo é entregue diretamente na residência do munícipe e o valor subsidia todos os custos na gestão dos resíduos sólidos urbanos e recicláveis.

Energia limpa

O vídeo também aborda a geração de energia verde a partir da captação e valorização do biogás, gerado a partir da decomposição da matéria orgânica disposta. No Brasil, a Veolia mantém três Usinas Termelétricas, localizadas em Iperó (SP), São Paulo (SP) e Biguaçu (SC), anexas aos CGRs. Com cerca de 12.400 kW de potência acumulada, as três unidades geram calor e eletricidade renovável suficientes para cobrir o consumo de energia de aproximadamente 42.000 habitantes. A operação faz parte do projeto “Energia Circular: impulsionando o desenvolvimento sustentável no Brasil”.