Por: Ricardo Gebeluca | 29/11/2017

Condicionar o autocontrole emocional, a resistência à fadiga, controle e estresse, suportar a fome e o frio, aperfeiçoar a tomada de decisões frente a situações adversas. Foi com esse objetivo que os Alunos Soldados do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram submetidos ao Exercício de Adestramento Policial Militar (Exapom), realizado entre os últimos dias 22 e 25 de novembro, em um sítio no interior e Itajaí.

O treinamento teve início já na noite da quarta-feira, 22, quando os alunos soldados foram acionados para uma marcha de 24,5 km, portando fuzil e uma mochila pesando aproximadamente 15 kg de acessórios.

Várias oficinas didáticas referentes às disciplinas de Operações de Polícia, controle de distúrbio civil, orientação, acuidade auditiva, visual, olfativa e tátil, e Saúde Física, uso de cães em buscas e resgate e sobrevivência, foram colocadas em prática.

Parte integrante da formação de policiais militares, no EXAPOM, além do vasto conteúdo teórico e prático apresentadas durante o curso, foram realizadas de forma planejada e supervisionada, com a exposição a situações de desconforto, como a redução das horas de descanso, intensa atividade física e redução da alimentação.

As atividades foram planejadas pela coordenação do curso juntamente com instrutores do Pelotão de Patrulhamento Tático e contou com o apoio imprescindível do Corpo de Bombeiros Militares.