Um incêndio de grandes proporções em um apartamento alugado por 11 turistas, paralisou a Avenida Atlântica em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, na noite desta segunda-feira (18). Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas por volta das 20h40.
De acordo com informações dos socorristas, as chamas tomavam todo apartamento no 5° andar do edifício Londrina, sendo identificada uma grande quantidade de fumaça no local, inclusive saindo pelas janelas do apartamento.
Enquanto uma parte da equipe tentava entrar no apartamento- encontrando muita dificuldade por conta da porta ser blindada– outros socorristas usavam um canhão da Auto Escada Mecânica para evitar a propagação das chamas nos apartamentos vizinhos, além do controle do incêndio.
Para isso, os bombeiros usaram um hidrante de calçada. Já a outra equipe, que tentava abrir a porta blindada do apartamento, apenas conseguiram entrar no imóvel após abrir um pequeno espaço com vários tipos de ferramentas pesadas, momento em que foi possível usar um desencarcerador para abrir a porta.
Apartamento era alugado por 11 turistas
Ao entrar no imóvel, os socorristas visualizaram um plano neutro baixo e o ambiente muito quente, constatado pela câmera térmica. Os focos de incêndio estavam espalhados por diversos cômodos do apartamento. Foram necessários 5 mil litros d’água para para extinguir as chamas.
Os bombeiros precisaram utilizar ainda o apartamento vizinho para ter acesso ao cesto da auto escada e o envio de socorristas para a sacada que estava aberta.
Foi utilizado o apartamento vizinho para a entrada de bombeiros no cesto da Auto Escada e posterior envio dos bombeiros para dentro do apartamento pela sacada que estava aberta.
Após o apartamento ficar novamente seguro, os funcionários do edifício foram orientados a realizar gradualmente a religação da energia para averiguar se houve danos em alguma rede elétrica.
O local foi isolado e deixada aos cuidados dos funcionários que foram orientados quanto aos procedimentos para a confecção de Informe Pericial. O dono do apartamento não foi localizado.
Após o rescaldo e retraimento, o Corpo de Bombeiros foi chamado novamente ao local para novo foco de incêndio, que foi controlado.
Informações nd+