Aplicativo mostra se candidato tem problemas na justiça

Às vésperas das eleições, é importante que os eleitores se informem sobre as propostas dos candidatos e também sobre o histórico dele na política e na justiça. Quanto mais informação o eleitor tiver, mais seguro estará na hora de votar. E essa pesquisa ficou mais fácil com o lançamento de aplicativos que mostram se os candidatos tem ou não problemas na Justiça, como processos criminais, ações de improbidade administrativa e inquéritos.

Um deles é o “Detector de Corrupção”, lançado pelo site de defesa do consumidor Reclame Aqui. A vantagem é que ele é gratuito, não tem vínculo com nenhum partidoe é sem fins lucrativos. No banco de dados constam governadores, vice-governadores e deputados federais (candidatos e eleitos desde 2014); senadores (candidatos e eleitos desde 2010); além de presidentes e vice-presidentes (candidatos e os que foram eleitos).

Entres os três candidatos a governador em Santa Catarina melhor colocados nas últimas pesquisas, somente Gelson Merisio (PSD) aparece sem nenhum processo ou inquérito na base de dados do aplicativo, que se baseia em informações oficiais dos tribunais, como STF, STJ, TJs e TRFs. Mauro Mariani (MDB) responde a uma ação civil de improbidade administrativa, da época em que era prefeito de Rio Negrinho, e Décio Lima (PT) é alvo de um inquérito, sete ações civis de improbidade administrativa e uma ação penal.

Já entre os três melhores colocados na corrida presidencial, somente Fernando Haddad aparece com problemas na justiça – constam quatro ações civis públicas por improbidade administrativa. Contra Jair Bolsonaro e Ciro Gomes não existem processos ou inquéritos. Para consultar o seu candidato, basta baixar o aplicativo disponível para Android e iOS .