Pelo menos 110 mil pessoas já aderiram ao tratamento profilático com ivermectina em Itajaí. Até as 14h30 deste domingo (19), mais de 721 mil comprimidos tinham sido distribuídos gratuitamente à população. O Centreventos ficou aberto durante todo o fim de semana e os atendimentos seguem até as 20h para retirada do medicamento que auxilia no enfrentamento ao coronavírus. A distribuição da ivermectina continuará durante a semana, inclusive nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Apenas neste fim de semana, 7.261 pessoas compareceram ao Centreventos para aderir ao tratamento. Desse total, 2.827 retiraram a segunda e a terceira dose da ivermectina. O balanço parcial aponta que a medida preventiva já beneficiou 109.615 moradores que buscam prevenir e atenuar a infecção causada pela COVID-19.
No Centreventos, onde está a central de distribuição, são 21 guichês de cadastro, 26 para questionário, 12 para médicos, 14 para farmácia prioritário e 20 para farmácia normal, todos eles distribuídos em uma ampla área de mais de 18 mil metros quadrados, a fim de evitar a aglomeração de pessoas. Idosos contam com atendimento preferencial.
Durante toda a semana, as pessoas interessadas em iniciar ou dar continuidade ao tratamento podem ir até o Centreventos, das 8h às 20h, ou na unidade básica de saúde mais próxima. Para retirar a segunda e terceira dose da ivermectina é necessário apresentar a receita médica entregue para cada um na primeira consulta. Se for a primeira vez, basta informar nome completo, CPF, data de nascimento, peso, nome da mãe e endereço de cada pessoa que fará uso do medicamento.
Medidas de prevenção devem ser mantidas
A Secretaria de Saúde de Itajaí ressalta que o tratamento profilático é mais uma estratégia de enfrentamento à COVID-19, mas não uma cura ou medicamento com capacidade de imunização. A ivermectina, conforme observado clinicamente e em estudos em laboratório, pode prevenir e atenuar a infecção causada pelo coronavírus. Por isso, todas as demais medidas de prevenção devem ser adotadas por todos os moradores:
- Higienizar as mãos com frequência;
- Adotar como prática a etiqueta da tosse;
- Evitar viajar e realizar comemorações com a presença de pessoas que não residem em sua casa;
- Ficar em casa a maior parte do tempo;
- Ingerir bastante água e se alimentar de forma saudável;
- Manter distância de 1,5 metros de outras pessoas;
- Não participar ou frequentar locais em que possa haver aglomeração de pessoas;
- Priorizar serviços de delivery;
- Quando possível adiar consultas, exames médicos, cirurgias e outros procedimentos que possam provocar dano à saúde e a ida a locais onde há pessoas potencialmente doentes;
- Utilizar máscara em espaços públicos e espaços privados compartilhados;
- Não frequentar locais que não sigam as recomendação e adequações necessárias para minimizar a transmissão do coronavírus.